Sobre o PET

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O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

 

Objetivos

Geral:

Auxiliar na formação de alunos de graduação em engenharia com excelente capacidade técnica/científica, cultural, ética e crítica para atuarem ativamente no desenvolvimento de tecnologia nacional, visando à construção de uma sociedade justa e com igual oportunidade para todos.
Específicos:

  1. Desenvolver e estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão para contribuir com a complementação na formação acadêmica laica dos alunos de graduação;
  2. Conceber, planejar e executar atividades que visem novas formas de metodologia no processo de ensino/aprendizagem na engenharia;
  3. Realizar uma avaliação continuada das disciplinas que integram o currículo, para analisar a abordagem dos conteúdos, identificar as dificuldades dos alunos e contribuir com sugestões para a melhoria do aprendizado;
  4. Auxiliar à coordenações na melhoria dos cursos, apontando limitações nos conteúdos, fazendo sugestões e propondo atividades extracurriculares;
  5. Estabelecer uma relação acolhedora e de acompanhamento dos bolsistas com os alunos recém ingressos nos cursos diurno e noturno;
  6. Conceber, planejar e participar de atividades comuns aos grupos PET: da UFC, do Ceará, do Nordeste e do Brasil;
  7. Planejar e desenvolver atividades culturais.

 

Planos de Estudos: Formação pela Pesquisa

Considerando que o caminho a ser adotado para uma formação ampla, sólida e profunda pelo ensino, pesquisa e extensão do engenheiro, através do PET-Teleinformática, é calcado nos pressupostos cognitivos suportados pelo conceito e pela ação científica, organizamos planos de estudos técnico-científicos e atividades em geral a serem desenvolvidos no PET na forma a seguir descrita.

  1. Plano de Estudos Básicos: destinado aos bolsistas de 1º e 2º anos no PET-Teleinformática, visa capacitar os bolsistas para uma formação mais profunda e que os prepare para a pesquisa, abrangendo as disciplinas: metodologia científica, física fundamental, eletromagnetismo, equações diferenciais, métodos numéricos e processos estocásticos, duas por semestre.
  2. Plano de Estudos Avançados: No 3º ano de permanência do aluno do curso diurno e 3º e 4º anos do aluno do curso noturno no PET-Teleinformática, o bolsista inicia estudos técnicos mais avançados em uma das áreas de teleinformática que o mesmo demonstre maior interesse. Durante o quarto ano e último ano de PET para o bolsista do curso diurno e 5º e 6º ano para o bolsista do curso noturno, se dará sequência aos estudos avançados fazendo estágios nos laboratórios de pesquisa do departamento.

Atividades de Ensino na graduação: Formação pelo Ensino

Ao longo de suas permanências no PET, os petianos, além de realizarem a integralização curricular regular, deverão exercer atividades programadas relativas ao ensino de um modo geral, de forma equilibrada com aquelas de pesquisa e de extensão, que permitam, entre outros, trazerem resultados de suas práticas para o benefício de formação qualificada do conjunto de estudantes do CGETI-D&N e dos ensinos médio e fundamental. A seguir é descrito um conjunto não exaustivo dessas atividades.

  1. Monitoria: atividade contínua de auxílio aos alunos em dificuldades, principalmente em disciplinas que exigem mais dos alunos, bem como preparação ao longo da realização do curso para o ENADE. Será feita em forma de tira dúvidas e resolução de exercícios clássicos das disciplinas selecionadas, tendo sempre a orientação do professor de cada disciplinas.
  2. Grupos de estudo: Grupos de estudo serão formados principalmente voltados para o apoio às disciplinas alicerçadas em conteúdos de física e matemática e liderados pelos bolsistas petianos, permitindo uma maior socialização do conhecimento.
  3. Promoção de Eventos: Promoção da olimpíada de teleinformática, da Semana de Engenharia de Teleinformática e de uma feira para apresentação de projetos desenvolvidos por alunos de graduação.

Atividades de Extensão, Integração e Administração: Formação pela Extensão

  1. Desenvolvimento da extensão: até pouco tempo as ações de extensão desenvolvidas pelos alunos de engenharia eram tímidas, mas o Centro de Tecnologia criou em 2006 o Escritório Social de Engenharia voltado para tais ações e facilitando a execução de projetos de extensão.
  2. Integração de PETs: planejar e participar juntos com os outros PETs da UFC, do Ceará e do Brasil de encontros locais, regionais e nacionais para discutir e trocar experiências. Estes encontros já estão consolidados nos INTERPET’s, ENCEPET’s, ENAPET’s, etc.)
  3. Atividades culturais: promover a exibição de filmes de caráter técnico, científico e cultural, bem como a execução de cursos extracurriculares de interesse da comunidade acadêmica (previsto no projeto político pedagógico do curso de graduação).
  4. Interação institucional: participação do grupo em atividades da coordenação dos cursos CGETI-D&N, departamento, centro e universidade, por meio de reuniões, trazendo conteúdos, reflexões e demandas para discussões e elaboração de planos e políticas institucionais, em conjunto com o corpo docente.
  5. Administração: reuniões semanais para acompanhamento e avaliação das atividades e administração do grupo, coordenadas pelo tutor, bem como a divisão de tarefas internas e externas, desenvolvendo o senso de responsabilidade individual e coletiva. Reuniões individuais deverão também ser realizadas no período.